últimos artigos

Anastasia: a animação, o mito e a história real

Anastasia é uma animação estadunidense lançada em 1997, baseada no mito de que a princesa Anastasia Romanov teria sobrevivido à execução de sua família e inspirada no filme Anastasia - A princesa esquecida (1956). Com direção de Don Bluth e Gary Goldman e produzido pela Fox Animation Studios, o filme conquistou um enorme público e implantou nas crianças a curiosidade pela antiga família Romanov e pela história russa. Foi sucesso de bilheteria. Mesmo com inverdades históricas e muita liberdade criativa, no geral o filme foi bem recebido pelos críticos e recebeu vários prêmios.

A animação tem seu início na Rússia de 1916. A revolução bolchevique está acontecendo e é causada por Rasputin, que assume o papel de vilão mágico do filme, criando uma invasão rebelde no palácio. A princesa Anastasia e sua avó conseguem escapar por meio de uma passagem secreta, porém se separam uma da outra no alvoroço da fuga. Anastasia acaba caindo e sofrendo uma perda de memória, esquecendo quem é. É aí que o filme toma seu rumo - qual será o destino da princesa desaparecida? 

Ao final do filme, temos o reencontro de Anastasia com sua avó e a comprovação de que a princesa desaparecida estava viva. Porém na vida real a história não foi bem assim. 

Quem foi a verdadeira Anastasia?

Anastasia Nikolaevna da Rússia foi uma grã-duquesa, a quarta filha do czar Nicolau II da Rússia e da czarina Alexandra Feorodovna. Ela nasceu quando seus pais precisavam de um herdeiro homem para continuar o reinado da família, mas não foi privada de amor por conta disso. A pequena Anastasia cresceu feliz e serelepe em seu palácio.

Margaretta Eagar, a governanta das irmãs Romanov, contou que alguém comentou que a personalidade de Anastasia era a melhor que alguma vez tinha visto. Sem dúvidas, a menina chamava a atenção por onde passava; era doce, energética e brincalhona - alegrava o lugar em que estivesse, mas não era nada como uma princesa real deveria ser. Um verdadeiro “raio de sol”, como o apelido que ganhou daqueles com quem convivia. Mas nem tudo eram flores - Anastasia também podia ser desagradável quando quisesse. Era conhecida por ser uma imitadora estupenda, além de uma pessoa muito teimosa. Ela amava pregar peças. Também a descreviam como muito inteligente, sempre tecendo comentários relevantes. 

As irmãs Romanov

Anastasia era muito próxima de sua irmã Maria Romanov, e as duas eram conhecidas como o Par Pequeno, e suas irmãs Olga e Tatiana como o Par Grande. As quatro assinavam suas cartas usando a alcunha OTMA. Anastasia também era próxima de seu irmão mais novo, Alexei, a ponto de se comunicarem apenas com o olhar; os dois tinham personalidades parecidas, eram ambos verdadeiros “pestinhas”. 

Os hobbies da princesa eram ouvir música, fotografar, escrever cartas, brincar com Alexei, ver filmes e também não fazer nada sob o sol. Como no filme, Anastasia era quem mais aproveitava as festas reais, dançando e jogando com as pessoas. 

Rasputin, vilão?

Depois do nascimento de Anastasia, a família real precisava de um menino. E então com grande felicidade houve o nascimento de Alexei; mas a felicidade não perdurou - Alexei era hemofílico. A mais simples das feridas poderia levá-lo à morte. E foi isso que fez a czarina Alexandra a se aproximar de Grigóri Rasputin, acreditando que o “homem santo” ajudava milagrosamente na cura de seu filho. Anastasia e suas irmãs então se habituaram à companhia de Rasputin, e o consideravam um amigo. 

Rasputin

A proximidade repentina com a família do czar fez o imaginário popular aflorar. Existiam rumores de que Rasputin havia seduzido não somente a imperatriz da Rússia, como também suas filhas, por conta da relação próxima entre eles. O próprio Rasputin parecia encorajar os rumores. Contudo a situação acabou passando dos limites quando caricaturas pornográficas envolvendo Rasputin, a czarina e suas filhas começaram a circular, levando o czar Nicolau a finalmente tomar providências e mandar Rasputin para longe, mesmo com o desagrado de Alexandra. Apesar disso, o homem continuou em relação com a família imperial até sua morte, em dezembro de 1916, antes da morte dos Romanov. Ou seja, ele não teve realmente nenhuma ligação com o assassinato da família real, diferentemente do vilão do filme. As jovens princesas lamentaram muito a morte de seu amigo próximo. Depois de serem assassinadas, foi descoberto que as meninas utilizavam um amuleto com uma foto de Rasputin e uma oração. 

De acordo com a historiadora Helen Azar, “alguns dos rumores sobre ele eram verdadeiros – ele bebia e certamente não era santo. Mas as pessoas realmente o odiavam. Elas simplesmente não entendiam por que os imperiais gostavam tanto dele, por que eles sempre o queriam por perto”.

O fim dos Romanov

Em fevereiro de 1917, o pai de Anastasia abdicou do trono, em seu nome e no de Alexei. A situação na Rússia não ia nada bem. O cenário era de mudança, com a Revolução Russa em seu apogeu. A família Romanov foi tornada prisioneira e teve sua nova moradia completamente vigiada. Anastasia, descrente com a possibilidade de fuga, foi lentamente se despedindo de seus amigos. Mesmo assim, a princesa procurou iluminar seus dias cinzentos - ela encenava peças de teatro para entreter, junto com outros membros da casa. 

Os bolcheviques e os parentes da família tentavam chegar a um acordo, sem sucesso. Para conter uma possível volta do poder da monarquia, o dia fatalístico finalmente chegou, em julho de 1918. A família foi acordada com a desculpa de que precisavam tirar uma foto, e assim esperaram até o momento chegar, mas não havia foto alguma. Os carrascos entraram na sala e informaram a verdade: os Romanov seriam executados. 

As meninas tinham joias costuradas às roupas de baixo, o que as protegeu primeiramente. Olga, Tatiana, Alexei, seus pais e os criados remanescentes morreram instantaneamente, mas Maria e Anastasia resistiram. Os detalhes de suas mortes aindam são um mistério, pois não foram encontradas comprovações de tiro na cabeça das meninas, como havia sido alegado. 

Os corpos do czar, da czarina e de três de suas filhas foram encontrados em 1991. Durante as décadas de governo comunista, o corpo de uma das grã-duquesas e o de Alexei não haviam ainda sido encontrados, o que alimentou rumores de uma possível sobrevivência. Pessoas do mundo inteiro acreditaram que Anastasia poderia realmente estar vivendo anonimamente por aí. A animação de 1997 mostra a bela segunda chance que todos queriam que Anastasia tivesse tido. Mas infelizmente ela é pura ficção: os dois corpos desaparecidos foram encontrados em 2007, dando fim às dúvidas quanto à sobrevivência de algum dos filhos Romanov. 

Anastasia, viva? 

Diversas mulheres alegaram ser a princesa Anastasia, mas de longe a mais conhecida foi Anna Anderson. Anna apareceu pela primeira vez em 1920, quando tentava se jogar de uma ponte na Alemanha. Depois, ela contou que havia escapado fingindo estar morta entre os cadáveres da execução, com a ajuda de um guarda que teve pena dela. Por não haver provas concretas quanto a sua afirmação, o caso foi arquivado e a verdade só veio com o final de sua vida, quando testes de DNA foram feitos, comprovando que ela não era a verdadeira Anastasia. Outro caso surpreendente aconteceu quando duas jovens alegaram serem as princesas Anastasia e Maria, e foram recebidas nos montes Urais, vivendo como freiras. Ambas foram enterradas com os nomes que falsamente indicaram ter.

Os rumores da sobrevivência da princesa eram encorajados com os boatos de que os soldados bolcheviques andavam entre casas procurando Anastasia. Membros da realeza realmente tiveram que examinar jovens que alegavam ser a grã-duquesa desaparecida, como no filme. Como a Rússia havia assinado um termo de paz com a Alemanha e não queria abalalá-lo, o próprio país escondeu o assassinato das princesas, o que permeou ainda mais os rumores. A lenda de que a garota estava viva se alastrou pelo imaginário popular e pela arte. 

A verdadeira Anastasia Romanov

O marido de uma das filhas de Rasputin, Boris Soloviev, tentou enganar diversas famílias russas influentes com a desculpa de que estava ajudando um dos Romanov a fugir para a China. Boris também encontrou uma garota para se passar por uma das princesas, com o intuito de enganar essas famílias. Houve vários jovens russos que se passaram por Romanovs sobreviventes, acontecimento que foi explorado no filme, quando querem que a jovem Anya se passe por Anastasia; porém, diferentemente do filme, nenhuma das pretendentes era verdadeiramente a Anastasia real. 

O desfecho

As falsas Anastasias e a sobrevivência da avó são elementos verdadeiros do filme, mas sabemos que o vilão Rasputin, o incêndio no palácio e, mais importante, a sobrevivência de Anastasia não são fatos verdadeiros. Apesar de ter se provado um mito, a princesa foi eternizada pelas repercussão mundial que seu mistério gerou. Ainda hoje existem aqueles que acreditam veementemente que o caso não foi concluído e que Anastasia pode estar viva por aí. Anastasia, a “princesa que renasceu”, “o raio de sol”, continua viva, mesmo que não de maneira física - ela continua na mente de todos aqueles que torcem para que os contos de fadas sejam reais. 

Referências 

Leia mais: 

Comentários

Formulário para página de Contato (não remover)