últimos artigos

Conhecendo mestres da literatura com Bungo Stray Dogs


No Brasil, anime ou animê é o nome dado às animações oriundas do Japão, e mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos do mesmo país. Extremamente populares ao redor do mundo, as animações e HQs japonesas são caracterizadas por um traçado único, identificável em qualquer lugar, e são símbolo da cultura japonesa atual. Os animes ganharam destaque a partir dos anos 1980, e continuam a conquistar mais e mais públicos no ocidente.  

Bungo Stray Dogs (algo como “Mestres Literários Errantes” em português) é uma série de mangás e anime escrita por Kafka Asagiri e ilustrada por Sango Harukawa cuja história gira em torno de uma agência de detetives que possuem habilidades especiais. A história começa quando um jovem, Atsushi Nakajima, se vê sem teto e sem comida, e ainda perseguido por um misterioso tigre branco. Logo tudo muda quando ele conhece Osamu Dazai e é apresentado à Agência de Detetives Armados, responsáveis por desvendar mistérios que a polícia não foi capaz de resolver.  

Mas onde está o elemento literário que dá nome à série? Se você ainda não percebeu, Atsushi Nakajima e Osamu Dazai são nomes de dois grandes escritores japoneses. Isso porque o mangá busca pedir emprestado o nome de grandes escritores da literatura, e se baseia nas obras desses mestres para desenvolver as características e os poderes de cada personagem. Com diversas referências a escritores japoneses e de outras nacionalidades, o anime ajuda a popularizar no ocidente a literatura clássica e contemporânea asiática  — ele instiga aqueles interessados na série a procurar ler as obras para entender as motivações de cada personagem. Entretanto, muitas das obras referenciadas na história ainda possuem difícil acesso; espelho de como a literatura oriental é negligenciada ainda nos dias de hoje. 

Atsushi Nakajima, o personagem que dá o ponto de partida da história, recebeu o nome do escritor homônimo. Sua obra mais famosa é Sangetsuki, que pode ser traduzida como “A lua sobre a montanha”. Atsushi escreveu cerca de vinte trabalhos, e é muito conceituado no Japão. “A lua sobre a montanha”, primeiramente publicado em uma revista em fevereiro de 1942, conta a história de Yuan Can, que escuta rumores sobre um tigre comedor de homens nas redondezas e depois acaba se deparando com o mesmo. A habilidade do personagem Atsushi se chama “Fera sob o luar”: é uma clara referência à obra do Atsushi real. O poder transforma-o em um tigre branco de força descomunal e fácil regeneração. 

Atsushi Nakajima em Bungo Stray Dogs e na vida real

Osamu Dazai, outro dos personagens principais, tem uma característica marcante: ele planeja seu suicídio e só pensa nisso o tempo todo. O escritor que empresta seu nome ao personagem também tinha uma obsessão pelo suicídio, e passou traços autobiográficos aos seus livros. Sua obra mais popular é Ningen Shikkaku ou Declínio de um homem, de 1948, que tem como temas principais a depressão, o suicídio e outros sofrimentos recorrentes na vida do autor.  

Doppo Kunikida também está presente na série. O escritor e poeta é um dos inventores do naturalismo japonês, clássico nome da literatura do país. Ele também foi professor de diversas matérias, como matemática; esse passado é compartilhado com o personagem homônimo, que foi professor antes de se tornar detetive da agência. Seu poder é chamado “Poeta Doppo”, alusão à grande habilidade poética do real Doppo Kunikida. 

Não é só a Agência que existe no universo de Bungo Stray Dogs. Também existem personagens baseados nos autores que foram designados a serem vilões, integrantes da Máfia do Porto. Além dessas duas instituições, existe também a Guilda, lar de pessoas habilidosas de outras nacionalidades, como Francis Scott Fitzgerald e Lucy Maud Montgomery

Ryūnosuke Akutagawa em Bungo Stray Dogs e na vida real

Ryūnosuke Akutagawa é um dos vilões do mangá e anime. O escritor, considerado o “pai do conto japonês”, é conhecido por expor o lado mal do ser humano em suas obras. Rashomon  é o nome dado à habilidade do personagem de produzir ataques e armaduras, e também é o nome de uma das mais famosas histórias de Akutagawa. 

Outro dos vilões apresentados na obra é Chūya Nakahara. O verdadeiro Chuya é considerado um dos maiores poetas japoneses e foi tradutor de obras de Verlaine, Baudelaire e Rimbaud, entre outros. Foi um grande nome da estética dadaísta. O poder de controlar a gravidade do personagem de mesmo nome é baseado no poema Yogorecchimatta Kanashimi ni, que pode ser traduzido como “Esta tristeza suja”

Mergulhar no mundo de Bungo Stray Dogs é uma boa forma de juntar a apreciação à literatura com um bom entretenimento, e ainda conhecer mais do universo japonês. 

Comentários

Formulário para página de Contato (não remover)