últimos artigos

Adaptações modernas de Shakespeare


As histórias criadas pelo Bardo atravessaram gerações de diferentes maneiras. Alguns podem conhecer o clássico amor proibido entre os jovens membros das famílias Capuleto e Montéquio através de suas montagens no teatro e de seus escritos, decorando as mais famosas citações; já muitos outros tiveram o primeiro contato com a tragédia através da adaptação modernizada feita pelo diretor Baz Luhrmann. Muitas são as obras shakespearianas que ganharam um novo olhar com o cinema, e estas abordagens serão tratadas no presente artigo.

As adaptações de Romeu e Julieta

Romeu + Julieta (1996)



Talvez Romeu e Julieta seja a tragédia mais conhecida de Shakespeare, e, sem dúvidas, uma das histórias de amor mais populares da nossa cultura. Baseada na também tragédia de Tristão e Isolda, cujas origens remetem a lendas medievais, o amor impossível do casal foi vivido por diversos atores e atrizes ao longo dos anos.

Como citado anteriormente, o diretor australiano Baz Luhrmann foi o responsável por uma das adaptações mais icônicas deste clássico. Unindo o tradicional ao moderno, Luhrmann utilizou-se de uma ambientação totalmente diferenciada em Romeu + Julieta, filme lançado em 1996. Apesar de a narrativa ser a mesma, aqui, os Capuleto e os Montéquio são duas famílias de empresários bem-sucedidos, e a história se passa em Verona Beach, no século XX. Estrelando Leonardo DiCaprio como Romeu Montéquio e Claire Danes como Julieta Capuleto, o longa utiliza-se de uma aura punk tanto em sua estética visual quanto na trilha sonora para dar o tom dessa releitura. Além disso, é principalmente a mistura dos dialetos da escrita original com a moda dos anos 1990 que caracteriza a produção como uma das mais marcantes adaptações da obra feitas recentemente.

Sonhos rebeldes (1983)


Sonhos rebeldes, filme de 1983 dirigido por Martha Coolidge, também é uma releitura moderna de Romeu e Julieta. Nele, Julie Richman e Randy, interpretados por Deborah Foreman e Nicolas Cage, são personagens que vêm de mundos distintos: ela é uma valley girl, e ele, um punk. Ambos se encontram em uma festa após términos recentes com seus ex-parceiros e acabam ficando juntos por um tempo, contra a vontade de todos os seus amigos. Apesar de um cenário renovado e um roteiro em que predomina a comédia romântica juvenil, a essência da obra é a mesma que a idealizada por Shakespeare.


Amor, sublime amor (1961 e 2021)


Amor, sublime amor nasceu em 1957, originalmente como um musical da Broadway, e, devido ao sucesso, ganhou uma adaptação para as telonas em 1961 com o diretor Ernest Lehman, quando se tornou um clássico cinematográfico. Recentemente, em 2021, a história ganhou um remake dirigido por Steven Spielberg.

Amor, sublime amor (1961)

Não importa qual seja a versão: fato é que a narrativa se baseia em Romeu e Julieta. Ambientada na Nova York da década de 1950, a história nos apresenta Tony, melhor amigo de Riff, líder dos Jets, gangue de brancos, que é apaixonado por Maria, irmã de Bernardo, líder dos Sharks, gangue de porto-riquenhos. O amor impossível é aqui representado pelas rivalidades e diferenças étnicas das gangues adolescentes.

Adaptações de A megera domada

10 coisas que eu odeio em você (1999)


Um dos filmes adolescentes mais populares do final da década de 1990 até hoje é 10 coisas que eu odeio em você. O elenco conta com grandes celebridades, como Julia Stiles, Heath Ledger, Joseph Gordon-Levitt e outros. Dirigido por Gil Junger, o longa narra a vida das irmãs Katarina e Bianca Stratford durante o ensino médio na Padua High, sob a vigilância de um pai superprotetor. Cameron se encanta por Bianca, que é impedida de namorar enquanto sua irmã não arranje alguém para si. Então o rapaz, junto com seu amigo, convence Patrick Verona a sair com Kat.


Esse enredo é bastante semelhante com a obra original shakespeariana, A megera domada. O enredo da peça se passa em Pádua e segue dois pretendentes para Bianca, que, juntos, acordam de conseguir um casamento para Catarina, uma vez que a condição que o pai das damas lhes impõe é que, para que a mais jovem se case, a mais velha também necessita de um marido. Assim, Petrúcio entra em cena, como o pretendente, e posteriormente marido de Catarina.

Comparadas, as obras possuem muitas diferenças e semelhanças. Enquanto a estrutura das personagens é praticamente a mesma, a essência misógina da peça é substituída por uma nova interpretação. Catarina é a “megera domada” porque, seguindo os propósitos da peça, ela se torna uma boa esposa para seu marido, que a humilha diversas vezes. Já Kat é representada como uma adolescente com ideais diferentes dos demais jovens da sua idade, cujo temperamento forte se dá através de dificuldades em suas relações interpessoais – como aceitar a separação dos pais. No filme de 1999, com os avanços das críticas feministas, Kat, ao invés de ser “domada” por Patrick, se mostra uma mulher indomável.

Alguém para Eva (2003)


Alguém para Eva, comédia romântica de 2003, dirigida por Gary Hardwick, também foi inspirada em A megera domada, ainda que de forma mais sutil e reformulada. Eva, interpretada por Gabrielle Union, é uma dar irmãs Dandridge. As quatro garotas são o apoio emocional umas das outras, uma vez que seus pais morreram quando ainda eram jovens. Assim, Eva se envolve na vida das irmãs, especialmente em seus relacionamentos amorosos, o que desagrada os parceiros profundamente. Juntos, elas decidem arrumar um namorado para Eva, e pagam para Ray Adams, interpretado por LL Cool J, para que ele a seduza. No entanto, assim como em 10 coisas que eu odeio em você, eles acabam se apaixonando de verdade.


Eva é retratada mais uma vez como uma mulher difícil, de personalidade forte e indomável, ressaltando as características destacadas na obra de Shakespeare. No entanto, sua redenção se dá através do amor, e não da submissão.

Adaptação de Sonho de uma noite de verão

Volta por Cima (2001)


Estrelando Kirsten Dunst, Ben Foster, Mila Kunis, dentre outros, Volta por cima é um filme colegial adolescente de 2001, que se inicia contando a história de Berke Landers e Allison. Após o término do casal, Berke tenta tê-la de volta, entrando para a peça da escolar, apesar de seu talento nulo para o teatro. A própria peça que os jovens apresentam é uma versão moderna de Sonho de uma noite de verão: A Midsummer Night’s Rockin’ Eve. Após alguns entraves, Berke consegue o papel de Lisandro, e começa a se apaixonar por Kelly. Uma noite, Allison descobre que seu novo namorado, Strike, está traindo-a com sua melhor amiga. Após isso, ela pede para voltar com Berke, que já está totalmente envolvido com Kelly.


A confusão que os jovens vivem ao interpretarem as personagens da peça shakespeariana e viverem suas próprias vidas é a mesma que o leitor encontra ao ler Sonho de uma noite de verão. Em um plot semelhante, as histórias das personagens vão se cruzar de maneira inconvencional: na peça, Hérmia, Lisandro, Demétrio e Helena são acometidos por feitos quando estão na floresta dos elfos e das fadas. Oberon, Rei dos Duendes, bagunça a vida dos jovens ao inverter os casais, fazendo um se apaixonar pelo outro, ao acidentalmente se deparar com eles no meio de uma tentativa de pregar uma peça com Titânia, a Rainha das Fadas, sua esposa.

Adaptação de Otelo

Jogo de intrigas (2001)



O filme Jogo de intrigas, de 2001, dirigido por Tim Blake Nelson e estrelado por Mekhi Phifer, Julia Stiles e Josh Hartnett, também é uma adaptação moderna de um clássico de Shakespeare: Otelo. Neste drama, que se passa em um colégio estadunidense, acompanhamos Odin James, um jogador de basquete que recebe do treinador o prêmio de Most Valuable Player (MVP). Acontece que o filho do treinador, Hugo, enciumado pela escolha do pai, espalha um boato de que Odin teria estuprado sua namorada. Esse é só o início da narrativa, que, inspirada nos personagens de Otelo, Iago e Desdemona, tratam do ciúme.

Adaptação de Noite de reis

Ela é o cara (2006)


Inspirado em Noite de reis, o longa Ela é o cara, do diretor Andy Fickman, também é uma das comédias românticas colegiais mais populares até hoje. Amanda Bynes interpreta Viola Hastings, uma adolescente que, ao descobrir que o time de futebol feminino de sua escola está sendo cortado, resolve se disfarçar de seu irmão gêmeo para jogar no time masculino da escola dele, a Illyria Prep. Ela acaba se apaixonando por Duke, interpretado por Channing Tatum, amigo de se irmão, e sendo confrontada por Olivia, interpretada por Laura Ramsey, a garota por quem Duke é apaixonado.


Em noite de reis, no reino de Illrya, os gêmeos Viola e Sebastian são separados por conta de um naufrágio. Viola se apaixona por Duke Orsino, que, por sua vez, é apaixonado pela Condessa Olivia. A gêmea então se disfarça de homem, muda seu nome para Cesário, e passa a trabalhar para Orsino, que pede que escreva cartas de amor para Olivia. A Condessa se apaixona por Cesário, crendo que é um homem. Tanto na peça como no filme, a chegada de Sebastian em cena causa uma confusão na cabeça de todos os personagens.

Adaptação de Hamlet

O Rei Leão (1994)


Hakuna Matata está para a Disney assim como “ser ou não ser? Eis a questão” está para Shakespeare. A mais popular e bem avaliada animação produzida pela Walt Disney Pictures, O Rei Leão, possui suas semelhanças com a mais popular e bem avaliada peça escrita por William Shakespeare: Hamlet. A história de Simba, filho do rei Mufasa, se confunde com a história de Hamlet em vários aspectos.

O nascimento de Simba, o herdeiro do reino dos animais da África, causa ressentimento e inveja em Scar, irmão de Mufasa, que desejava ser rei. Após levar seu pequeno filhote para conhecer o reino e lhe ensinar sobre as responsabilidades de ser rei e sobre o ciclo da vida, Scar arma para matar Simba, que é salvo por Mufasa, mas seu pai é morto pelas mãos de seu tio. Sem saber o que aconteceu, Simba acredita que ele fora o responsável pela morte do pai, e foge. Mais tarde, Simba têm visões com seu pai, e ganha forças para voltar e tomar o reino que é seu por direito, confrontando seu tio.


Hamlet, príncipe da Dinamarca, filho do rei Hamlet, tenta vingar a morte de seu pai, que fora executado pelo próprio irmão, Cláudio. Após tomar o trono, Cláudio casa com a mãe de Hamlet, até então sua cunhada, o que afeta ainda mais o protagonista. Em uma noite, Hamlet se encontra com o fantasma de seu pai, que pede que mate seu tio. Porém o protagonista não se mostra propenso a cometer tal crime, o que abre espaço para que seja instaurada a loucura a qual perpassa toda a obra.

No entanto, apesar das semelhanças, o cerne das histórias não é o mesmo: no filme da Disney, é mais importante para Simba aprender a lidar com suas responsabilidades do que vingar a morte de seu pai. A loucura e a morte também não são temas em comum. Ainda assim, podemos conectar ambas as narrativas através dos elementos que as unem.



O Querido Clássico é um projeto cultural voluntário feito por uma equipe mulheres pesquisadoras. Para o projeto continuar, contamos com o seu apoio: abrimos uma campanha no Catarse que nos possibilitará seguir escrevendo o QC por muitos anos - confira as recompensas e considere tornar-se um apoiador. ♥
Ana Júlia Neves
Pernambucana nascida em 2003, amante dos clássicos da literatura, de todas as vertentes do rock e do cinema como um todo – pura cultura pop. Estudante de História pela Federal da Paraíba, vivendo sua fase "Rory Gilmore em Yale". Obcecada por um artista diferente a cada semana.

Comentários

  1. Eu não fazia ideia de que Ela é o Cara é uma adaptação de Shakespeare!!! Agora vou assistir com outros olhos, com certeza kkkkkkk O texto está perfeito <3

    ResponderExcluir

Formulário para página de Contato (não remover)