últimos artigos

6 clássicos que ganharam adaptações modernas


Se tem algo que Hollywood ama fazer é readaptar obras clássicas aos tempos atuais. Essas adaptações fizeram com que vários clássicos da literatura se tornassem queridos pelo público. Obras como A Megera Domada, Emma e Romeu e Julieta ganharam adaptações para o cinema de uma forma totalmente nova, mas sem perder sua essência.  

A seguir vocês conhecerão outras obras modernas baseadas em clássicos que talvez não tenham tanta fama quanto suas irmãs, mas que são tão boas quanto. 

Noiva e Preconceito

(Baseada em Orgulho e Preconceito

Essa versão Bollywoodiana do clássico de Jane Austen, dirigida por Gurinder Chadha em 2004, se passa em Amritsar, na Índia, onde Sra. Bahkshi sofre para encontrar maridos para suas quatro filhas. Tudo se torna ainda mais complicado quando filha Lalita (Aishwarya Rai Bachchan) decide que irá escolher seu noivo por conta própria. Quando ela conhece William Darcy (Martin Henderson), um magnata estadunidense, ele logo causa toda sua raiva. Em meio a tantas discordâncias, a relação de Lalita e Darcy vai despertando fortes sentimentos que acabam surpreendendo a ambos. 

Além de apresentar bem a cultura indiana com a ajuda de um elenco diverso, trilha sonora e cenário apropriado, o filme também conta com atores conhecidos pelo público, como Naveen Andrews (Lost), Indira Varma (Game of Thrones), Daniel Gillies (The Originals) e Alexis Bledel (Gilmore Girls). 

De Frente com Meu Ex

(Baseada em Persuasão

Dirigido por Alex Appel e Jonathan Lisecki em 2020, e baseado em outra obra de Jane Austen, esse longa narra a história de Wren Cosgrove (Alicia Witt), uma mulher solteira que vive pelo seu trabalho de publicitária e seu gato. Quando a empresa em que ela trabalha é contratada por Owen Jasper (Shane McRae), seu ex-namorado, Wren é obrigada a encará-lo de frente, o que faz com que muitos sentimentos antigos voltem à tona. 

O filme transforma todo o drama da obra de Austen em uma comédia romântica, que rende risadas e momentos fofos. 

The Lizzie Bennett Diaries

(Baseada em Orgulho e Preconceito

Essa websérie conta a história de Lizzie Bennett (Ashley Clements), que cria um vlog no qual narra os acontecimentos de sua vida familiar, dentre eles o fato de sua mãe ter cismado em querer casar ela e suas duas irmãs, Jane (Laura Spencer) e Lydia (Mary Kate Wiles), com homens ricos. Sua vida sofre uma mudança repentina com a chegada de Bing Lee (Christopher Sean), seu novo vizinho. Enquanto Lee se interessa por Jane, Lizzie acaba criando um atrito com o esnobe amigo de Bing, William Darcy (Daniel Vincent Gordh). 

Em um formato totalmente inovador, transformando a obra mais conhecida de Austen num vlog no YouTube, a abordagem conseguiu com que um público mais jovem, que talvez não tivesse muita "paciência" ou interesse pela autora clássica, acabe ficando intrigado a ponto de assisti-la. 

Sem Prada Nem Nada

(Baseada em Razão e Sensibilidade

Nora (Camilla Belle) e Mary Dominguez (Alexa Pena Veiga) vivem uma vida priviegiada repleta de riqueza e luxo. Mas quando seu pai morre, elas veem a vida que tinham chegar ao fim. As duas então se mudam obrigadas para a casa da tia, onde vão precisar se acostumar a um mundo sem ostentação.  

Semelhante a Noiva e Preconceito, esse filme, dirigido por Angel Gracia em 2011, conquista pela representatividade latina e pelo tom de comédia romântica.

Emma Approved

(Baseada em Emma

Emma Woodhouse (Joanna Sotomura) é uma life coach e conselheira amorosa que é perfeita em organizar e ajudar a vida dos outros. Porém devido ao seu pouco pensamento lógico e empresarial graças à sua personalidade passional, ela resolve trazer seu amigo, Alex Knightley (Brent Bailey), para ajudar no seu empreendimento. 

Dos mesmos criadores de The Lizzie Bennett Diaries, Emma Approved também utiliza o formato vlog dentro de websérie para cativar o público. 

Carmilla

(Baseada em Carmilla, A Vampira de Karnstein

Inspirada no livro de Sheridan Le Fanu, a websérie narra a história de Laura Hollis (Elise Bauman), uma estudante de jornalismo que decide registrar sua experiência na universidade Silas. Quando sua colega de quarto, Betty, desaparece depois de uma festa, ela é logo substituída por Carmilla Karnstein (Natasha Negovanlis), uma garota rebelde e misteriosa que desperta o pior em Laura. 

Com a ajuda de seus amigos, Hollis começa uma investigação e descobre que sua ex-colega de quarto não foi a única a desaparecer misteriosamente.  

Seguindo o formato websérie feita com narrativa por meio de vlog, Carmilla encanta pela interação de Laura e Carmilla, que rende momentos épicos e cômicos, e pela química de Elise Bauman e Natasha Negovanlis. 

O sucesso da websérie foi tanto que ela acabou tendo quatro temporadas e um filme, além de ter ganhado diversos prêmios, como o Canadian Screen Awards. 



Arte em destaque: Caroline Cecin
Lilia Fitipaldi
Jornalista; virginiana com ascendente em aquário; 27 anos; lufana orgulhosa, escritora. Cinéfila - de E o Vento Levou a Vingadores Ultimato. Louca das séries, do esoterismo, dos gatos, dos musicais, a maior fã/defensora de Taylor Swift, Sara Bareilles e Maggie Rogers que você vai conhecer. Me esforço para descobrir o máximo do mundo da Broadway e às vezes me perco no mundo dos livros e das séries.

Comentários

Formulário para página de Contato (não remover)