últimos artigos

Piratas nas telas: obras para mergulhar nos sete mares

A vida e a cultura dos piratas e algo que vem despertando curiosidade da humana há séculos. Diversos filmes e séries tentaram transmitir a atmosfera dos bucaneiros, alguns se tornaram clássicos e outros deram muito lucro de bilheteira, já outros ficaram conhecidos como a maior perda financeira do estúdio.

Ainda na vibe de Our Flag Means Death e tentando fugir da franquia Piratas do Caribe, cá estamos com uma lista com alguns filmes - e uma série - sobre os lobos do mar que talvez sejam pouco conhecidos. 

Piratas Pirados (2012)

Piratas Pirados é uma animação stop motion 3D dirigida por Peter Lord (de A Fuga da Galinhas e Wallace & Gromit). Nela, acompanhamos o Capitão Pirata (dublado por Hugh Grant), cujo grande sonho é vencer o prêmio de Pirata do Ano e derrotar seus rivais, Liz Perigosa (Salma Hayek Pinault) e Black Bellamy (Jeremy Piven). O prêmio é dado ao pirata que conseguir roubar mais. Em meio a uma baita maré de azar repleta de saques frustrados, o Capitão e sua tripulação conhecem Charles Darwin (David Tennant), um jovem cientista que, ao descobrir que o “papagaio” do Capitão é na verdade um dodô, um animal raro e extinto, fica obcecado em roubá-lo para si, então manipula o Capitão Pirata para que ele acredite que essa descoberta é a chave para realizar seu grande sonho.  

A ilha do tesouro (1950)

Baseado no livro clássico de Robert Louis Stevenson, narra a história do jovem Jim Hawkins (Bobby Driscoll), que trabalha ajudando sua mãe numa pequena hospedaria. Jim fica encantado com as histórias de Billy Bones (Finlay Currie), um velho lobo do mar que navegou sob o comando do lendário Capitão Flint. Quando Bones é atacado repentinamente, ele dá ao garoto um mapa com a localização de Flint, alertando-o a ter cuidado com o homem de uma perna só. 

Sabendo do mapa de Jim, Trewlaney (Walter Fitzgerald) logo trata de buscar uma tripulação para ir em busca do tesouro, o que alerta o cozinheiro Long John Silver, que logo se oferece para ajudá-los. Entretanto mal sabiam eles que Long John era um temível bucaneiro que estava em busca do tesouro há tempos, assim Jim e seus amigos acabam em um navio repletos de piratas.  

Black Sails 

Produzida por Michael Bay, Black Sails é um prequel do clássico de Robert Louis Stevenson. Narra a história do Capitão Flint (Toby Stephens), que em meio a saques brutais e fugas da marinha britânica, busca asilo com sua tripulação na ilha New Providence, uma espécie de “santuário” pirata. Em sua jornada, ele acaba encontrando um jovem bucaneiro conhecido como John Silver (Luke Arnold).  

Repleta de representatividade tal qual Our Flag Means Death, Black Sails mostra o lado mais dramático e brutal da pirataria.  

A ilha da garganta cortada (1995) 


Listado por muitos como um dos maiores fracassos de bilheteira na história do cinema, já que custou por volta de 98 milhões e faturou 10 milhões (fato que o fez entrar em uma edição do Guiness Book como uma das maiores perdas financeiras do ano), A ilha da garganta cortada merece destaque por ser um dos poucos filmes de piratas com protagonistas mulheres. 

Ele conta a história de Morgan Adams (Geena Davis), que herda de seu pai uma das três peças de um mapa do tesouro. Conhecida por ter sua cabeça a prêmio e por suas habilidades de luta, Morgan e sua tripulação partem em busca do ouro, porém, para dificultar ainda mais a procura, sua parte do mapa está escrita em latim, língua que nem ela nem ninguém de sua tripulação entendem, mas, para sua sorte, ela acaba encontrando William Shaw (Matthew Modine), um vigarista. Descobrindo que William entende latim, Morgan decide comprar o prisioneiro para ajudá-la na tradução. A busca de Morgan acaba ganhando ainda mais dificuldade quando alguns de seus inimigos ficam sabendo do tesouro. 



O Querido Clássico é um projeto cultural voluntário feito por uma equipe mulheres pesquisadoras. Para o projeto continuar, contamos com o seu apoio: abrimos uma campanha no Catarse que nos possibilitará seguir escrevendo o QC por muitos anos - confira as recompensas e considere tornar-se um apoiador. ♥
Lilia Fitipaldi
Jornalista; virginiana com ascendente em aquário; 27 anos; lufana orgulhosa, escritora. Cinéfila - de E o Vento Levou a Vingadores Ultimato. Louca das séries, do esoterismo, dos gatos, dos musicais, a maior fã/defensora de Taylor Swift, Sara Bareilles e Maggie Rogers que você vai conhecer. Me esforço para descobrir o máximo do mundo da Broadway e às vezes me perco no mundo dos livros e das séries.

Comentários

  1. Texto incrível, Lilia!! Eu amo o livro A Iha do Tesouro, mas confesso que nunca vi nenhuma adaptação (a não ser Planeta do Tesouro, que a Disney fez se inspirando na obra e que é particularmente um dos meus filmes favoritos de animação kkkkk)
    E eu não conhecia Black Sails, mas já coloquei na lista para assistir <3

    ResponderExcluir

Formulário para página de Contato (não remover)