últimos artigos

7 filmes de terror para crianças


Filmes de terror são conhecidos por serem um divisor de águas: ou você ama ou você odeia. Isso acontece pelo fato desse gênero mexer com nosso psicológico, despertando medos e emoções que nos deixam aflitos. Apesar disso, o terror tem um popularidade gigantesca, sendo muito comum a presença dos mais diversos subgêneros. Aproveitando que estamos no mês do horror, e hoje é Dia das Crianças, selecionamos sete filmes para assistir em família e dar sustinhos nos pequenos.

A lista conta com clássicos que fizeram parte da nossa infância, quando nossas preocupações se resumiam a assistir aos monstros na TV. Bom divertimento! 

Gremlins (1984), dir. Joe Dante


Em busca de um presente de Natal, o inventor Rand Peltzer (Hoyt Axton) encontra em uma loja de artigos chineses um mogwai, ou seja, uma criaturinha peluda semelhante a um morcego e a uma coruja. O dono da loja não queria vendê-lo, mas seu sobrinho acaba vendendo o bichinho para Rand. O inventor o leva para presentear seu filho Billy (Zach Galligan), e juntos eles escolhem o nome da criaturinha, Gizmo. Existem três regras em relação aos mogwais: evitar luz forte próxima a eles, não molhá-los e não alimentá-los depois da meia noite, mesmo que chorem por isso. Após um acidente, Gizmo é molhado, gerando novos seres, mas que Billy não imaginava era que, após descumprir a ultima regra, os novos bichinhos se transformavam em gremlins, seres diabólicos e assustadores que destroem tudo o que veem pela frente, causando uma onda de terror pela cidade. Apesar de assustadores, os gremlins são engraçados, o que fornece um teor de comédia à história.



O Mundo Fantástico de Oz (1985),  dir. Walter Murch


Pode parecer estranho, mas o clássico filme O Magico de Oz, lançado em 1939 ganhou uma sequência, porém não oficial. O primeiro filme foi produzido pela MGM, e a sequência, pela Disney. Ao contrario do longa estrelado por Judy Garland, a continuação é totalmente diferente, sem aquela alegria e fantasia graciosa que cativou gerações. No longa de 1985, passam-se seis meses após a visita de Dorothy (Fairuka Balk) à Terra de Oz, mas a menina tem tido dificuldades para dormir e vive falando da sua aventura na terra mágica, o que acaba preocupando seus tios, que decidem acabar com as fantasias da sobrinha internando-a em um hospital psiquiátrico onde as terapias são de eletrochoque. 

Dorothy consegue fugir do local com a ajuda de uma garotinha fantasma que a leva de volta para Oz, mas quando chega lá, ela descobre que a terra que visitou se tornou um lugar destruído e triste. Nessa aventura, ela conhece novos amigos e encontra inimigos extremamente assustadores, desde seres perturbados com rodas nos pés até uma princesa que decapita cabeças para encaixar no próprio corpo quando quiser. A partir disso, já se pode imaginar o quão aterrorizante pode ser essa história, mas a beleza visual e excêntrica da trama é fantástica. A obra ganhou o status de cult recentemente, apesar de na época do seu lançamento ter recebido criticas extremamente negativas.



A Pequena Loja dos Horrores (1986), dir. Frank Oz


A Pequena Loja dos Horrores
(Little Shop of Horror no original) é um remake de um filme com o mesmo nome lançado em 1960, e também uma adaptação de um musical da Broadway, por isso o longa dos anos 1980 é classificado com uma comédia musical com resquícios de horror. Na trama conhecemos Seymour Krelborn (Rick Moranis), um tímido ajudante que é apaixonado por sua colega de trabalho Audrey (Ellen Greene). Ambos são funcionários do Sr. Mushnik (Vincent Gardenia), dono de uma floricultura e homem ambicioso que trata seu ajudante como lixo, apesar de tê-lo tirado das ruas quando pequeno. Os negócios na pequena loja estão indo muito mal, fazendo Mushnik cogitar o fechamento dela, mas tudo muda quando o funcionário encontra uma planta carnívora que atrai muitos clientes. Mas existe um pequeno detalhe: ela se alimenta de carne e sangue humano. Para mantê-la viva, Seymour acaba alimentando-a com cadáveres, o que a deixa ainda mais gigantesca e perigosa. O teor musical no filme deixa tudo ainda melhor, e todas as musicas fazem sentido na trama sem parecer enjoativo, com um teor aterrorizante e cômico. 


Os Fantasmas se Divertem (1988),  dir. Tim Burton


Um dos filmes mais prestigiados da filmografia de Tim Burton é Os Fantasmas se Divertem (no original Beetlejuice). Nele, percebemos toda a estética do diretor, que abusa da fantasia, comédia e um pouco de terror. Na história, conhecemos um casal Barbara (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin), que morrem após um acidente de carro. Os dois se tornam fantasmas e precisam viver na casa de campo onde moravam. Porém a casa é vendida para um casal com uma jovem filha, Lydia (Winona Wyder). Os fantasmas, incomodados com os novos hóspedes, tentam assustá-los, mas não conseguem, pois Lydia é a única que pode vê-los. Desesperados, elea pedem ajuda a Beetlejuice (Michael Keaton), um espírito maluco e extravagante que se autoproclama como "bio-exorcista''. A personalidade duvidosa do espirito põe em perigo a todos, inclusive o casal recém-falecido, que posteriormente se arrepende de tê-lo invocado. O longa tem toques sombrios e cômicos que o torna divertido e um pouco horripilante. Vale a pena assistir em especial pela cena final, que faz a gente querer dançar com os fantasmas.



Convenção das Bruxas (1990),  dir. Nicolas Roeg


Clássico da Sessão da Tarde, Convenção das Bruxas é uma adaptação do livro As Bruxas, publicado em 1983 pelo autor britânico Roald Dahl. Na história conhecemo,s Luke (Jasen Fisher), um garotinho que após ficar órfão de pais vai morar na Inglaterra com a sua avó Helga (Mai Zetterling), uma senhora que conhece muito sobre bruxas e sempre conta histórias sobre elas para seu neto. Após a avó do menino adoecer, por prescrição medica, os dois decidem passar um temporada em um hotel próximo ao mar. Porém o hotel também tinha visitas especiais, bruxas de toda a Inglaterra que estavam reunidas para uma convenção, sendo a rainha delas Eva Ernst (Anjelica Huston). As bruxas têm um plano diabólico: transformar todas as crianças do país em ratos. Luke vê um menino ser transformado no animal em uma reunião, e após ser visto elas também o transformam em rato. É impossível não ficar assustado com a cena em que todas as bruxas tiram seus disfarces, uma cena deixou muitos sem dormir!



A Familia Addams (1991), dir. Barry Sonnenfeld 


É impossível nunca ter ouvido falar dessa excêntrica e macabra família. Os Addams foram criados em na década de 30 pelo cartunista americano Charles Addams, mas os personagens se tornaram populares após ganharem um seriado para a TV, The Addams Family, que ficou no ar entre 1964 a 1966. Mais de 20 anos após a série, chegava aos cinemas uma nova adaptação, um sucesso de bilheteria. Na trama, Gomez (Raúl Juliá) lamenta o desaparecimento do seu irmão Fester (Christopher Lloyd), mas para a surpresa de todos um homem aparece dizendo ser o o irmão de Gomez, apesar da família ficar muito feliz com o retorno. Mortícia (Anjelica Huston) e Wednesday (Christina Ricci) desconfiam que o homem não seja um Addams, mas sim uma fraude. O filme ganhou uma sequencia dois anos depois e vale muito a pena assistir. Com um humor mórbido e divertido, os Addams conquistaram o coração de gerações. 



Abracadabra (1993), dir. Kenny Ortega 


Mais uma vez, a história sobre as bruxas de Salem foi retratada nas telas, mas com bom humor e fantasia. Abracadabra (Hocus Pocus no original) conta a história das irmãs Winnie (Bette Midler), Mary (Kathy Najimy) e Sarah Sanderson (Sarah Jessica Parker), bruxas que moram em Salem, e em 1663, raptam uma garotinha para extrair a força vital dela com o objetivo de serem imortais. O irmão da menina tenta salvá-la, mas é transformado em um gato imortal. Embora tenham conseguido extrair a força da criança, elas são capturadas pelos moradores e sentenciadas ao enforcamento, mas antes jogam uma maldição para que um dia possam ser libertadas. 300 anos depois, na mesma cidade, Max (Omri Katz) sua irmã Dani (Thora Birch) e a amiga dele Allison (Vinessa Shaw) decidem invadir a casa das Sanderson na noite de Halloween, mas acidentalmente o garoto as traz de volta à vida. Determinadas a terem a imortalidade, tentam raptar Dani, mas as crianças conseguem fugir levando consigo o livro de feitiços das bruxas. Com ajuda de Binx (Sean Murray), o gato amaldiçoado pelas feiticeiras, as crianças precisam impedi-las de conseguir a imortalidade. É um filme divertidíssimo e próprio para assistir no Dia das Bruxas.






Maria Fontenele
Piauiense, nascida em 2000, se arrisca a escrever desde pequena. Apaixonada por reprises de filmes antigos, sonha em viver num musical dos anos 60, mesmo sem saber cantar. Chora ouvindo Scorpions, e tem uma lista tão grande de livros que jura que vai ler tudo antes de morrer.

Comentários

Formulário para página de Contato (não remover)