últimos artigos

5 filmes clássicos baseados em livros citados em Gilmore Girls


Gilmore Girls foi uma série de TV norte-americana transmitida entre os anos 2000 e 2007. Com suas seis primeiras temporadas indo ao ar pela The Warner Bros, e posteriormente, a sétima sendo transmitida pela The CW, a comédia dramática de Amy Sherman-Palladino mostrava a relação entre Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e Rory Gilmore (Alexis Bledel), mãe e filha, na cidade de Stars Hollow. Além dos bons personagens construídos e de seu enredo aconchegante, a série ganhou destaque pelas falas extremamente rápidas entre as atrizes principais e suas constantes referências à cultura pop. Selecionamos, entre estas, cinco filmes clássicos, baseados em livros, que são citados na série. 

 ... E O Vento Levou (1939)


E O Vento Levou é um romance histórico norte-americano, publicado pela primeira vez em 1936, pela jornalista Margaret Mitchell. Na obra literária, Scarlett O'Hara, filha de um rico dono de plantações de algodão no sul dos Estados Unidos, está vivenciando a Guerra Civil Americana (ou Guerra de Secessão), e posteriormente, o período de Reconstrução. A finalização do livro demorou cerca de dez anos, e a autora recebeu prêmios como o Pulitzer e o National Book Award.

Devido o sucesso de sua publicação, o produtor David O. Selznick comprou os direitos de filmagem da obra, lançando-a em versão cinematográfica em 1939, com direção de Victor Fleming e interpretado por Vivien Leigh (Scarlet) e Clark Gable (Rhett). Em Gilmore Girls, a referência ao filme ocorre pela primeira vez no episódio 9: "Rory's Dance", da temporada 1, sendo repetida nas temporadas 2, 3 e 6.    


2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)


2001: Uma Odisseia no Espaço teve seu filme baseado, na verdade, em um conto de Arthur C. Clarke, que se chamava The Sentinel, e foi publicado em 1948. Após a compra de direitos para o cinema, Clarke transformou o roteiro, que ajudou a escrever, em um livro, que tornou-se parte da trilogia Odisseia no Espaço. O longa de ficção científica foi produzido e dirigido por Stanley Kubrick, e protagonizado por Gary Lockword. No enredo, um monólito invadiu a Terra na pré-história, e desde então, aparenta enviar sinais de outra civilização. Quatro milhões de anos após sua queda, uma equipe de astronautas viaja para Júpiter, a fim de investigá-lo, mas é surpreendida por um tipo de invasão. 

Na série da Warner, o filme é citado pela primeira vez em "Christopher Returns", 15º episódio da temporada 1. Passa a ser citado novamente no episódio 9 da sétima temporada. 

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)


A Fantástica Fábrica de Chocolate é, na grande maioria das vezes, mais associado aos seus dois filmes lançados. No entanto, ambos são baseados na obra do inglês Roald Dahl (mesmo escritor de Matilda), de 1964. O livro de gênero infantil conta também com ilustrações, e é um clássico entre diferentes gerações. O filme em sua versão de 1971, com direção de Mel Stuart, é citado pela primeira vez no episódio 7 da primeira temporada, intitulado "Kiss and Tell".  


A Felicidade Não Se Compra (1946)


A Felicidade Não Se Compra, filme de grande reconhecimento mundial, lançado em 1946, e um clássico para a época natalina, é, apesar de não traduzido para o português brasileiro, baseado em um conto de Philip Van Doren Stern, de 1943, chamado The Greatest Gift. No enredo do clássico cinematográfico, George Bailey (James Steward), apresenta ideais suicidas, mas um anjo é enviado à Terra com a missão de demonstrar para o personagem como sua vida é importante e incrível por relembrar momentos dela. É no episódio 12 da segunda temporada de Gilmore Girls, "Richard's in Star Hollow", que o filme é citado.

Alice no País das Maravilhas (1951)


O clássico de Lewis Carrol possui 165 anos. Além de sua publicação, em 1951 a Disney lançou sua versão animada, dando rostos muito característicos aos personagens. Em Gilmore Girls, a animação é citada no episódio 19 da temporada 3: "Keg!Max!"

Referências


Texto e imagem de destaque: Tati Ferrari
Tati
Estudante que ainda não sabe o que vai ser quando crescer. Escreve na internet há mais tempo que se lembra. Sonha com um mundo mais literário e justo.

Comentários

Formulário para página de Contato (não remover)