O achado da fatídica noite foi Fantômas, um dos diversos projetos artísticos de Mike Patton, o "senhor das mil vozes", mais conhecido como vocalista da banda Faith no More. Fantômas é um supergrupo de metal norte-americano, que ainda tem como integrantes Buzz Osborne (vocalista e guitarrista da Melvins), Trevor Dunn (baixista de Mr. Bungle e Tomahawk, ambas com Patton) e Dave Lombardo (ex-baterista do Slayer).
A banda é cheia de referências que são tecidas feito teia, e não é somente devido à quantidade de história e metal por trás de cada integrante. O próprio nome do projeto é uma alusão a um personagem de novelas policiais francesas da década de 1910.
Fantômas: capa do primeiro romance por Gino Starace, 1911 |
"Fantômas.""What did you say?""I said: Fantômas.""And what does that mean?""Nothing.... Everything!""But what is it?""Nobody.... And yet, yes, it is somebody!""And what does the somebody do?""Spreads terror!"
"Fantômas."
"O que você disse?"
"Eu disse: Fantômas".
"E o que isso significa?"
"Nada... Tudo!"
"Mas o que é isso?"
"Ninguém... E ainda, sim, é alguém!"
"E o que esse alguém faz?"
"Espalha terror!"
"Criminals who operate in the grand manner have all sorts of things at their disposal nowadays. Science has done much for modern progress, but unfortunately it can be of invaluable assistance to criminals at times; the hosts of evil have the telegraph and the motor-car at their disposal just as authority has, and some day they will make use of the aeroplane." — Fantômas: The Genius of Crime.
Fantômas: The Director's cut, 2001 |
"This is not a "metal" album, not even remotely. It's so much more." — N. Gotherington
Talvez o mais famoso seja o segundo álbum de estúdio, The Director’s Cut, lançado em julho de 2001, com versão ao vivo de 2011. Cheio de referências e mudanças bruscas de voz e gêneros musicais, o disco é, no mínimo, surpreendente: Patton, "o senhor das mil vozes", vai de uma cantiga de ninar em Rosemary’s Baby a um gutural ininteligível em The Godfather, assim como a banda une trash metal, jazz, música eletrônica e canto gregoriano.
A temática? Horror (com pitadas de sarcasmo e sensualidade — com direito a beijo estalado em Investigation of a Citizen Above Suspicion, de trilha original de Ennio Morricone). É um disco elegante e ousado que homenageia quinze obras do cinema e televisão lançadas entre as décadas de 1910 e 1990 (se não contarmos os remakes e continuações), a maioria clássicos do terror, suspense, crime e humor ácido.
O disco não é apenas uma seleção de covers de temas que constituem trilhas sonoras desses filmes; os artistas criaram peças inovadoras com base em clássicos do século anterior, trazendo muitas das sensações, frases, versos, aberturas — e o inesquecível hino satânico composto em canto gregoriano por Jerry Goldsmith para A Profecia (The Omen) — não só cantados, mas atuados por Patton.
"Cada uma das interpretações de Fantômas é, ironicamente, uma versão original de tirar o fôlego de um velho clássico." — Harrison Mains
Tracklist / Lista de filmes:
- The Godfather (Francis Ford Coppola, 1972)
- Der Golem (Paul Wegener, 1920)
- Experiment in Terror (Blake Edwards, 1962)
- One Step Beyond (John Newland, 1959-1961)
- Night of the Hunter (Charles Laughton, 1955)
- Cape Fear (J. Lee Thompson, 1962)
- Rosemary's Baby (Roman Polanski, 1968)
- The Devil Rides Out (Terence Fisher, 1968)
- Spider Baby (Jack Hill, 1968)
- The Omen (Richard Donner, 1976)
- Henry: Portrait of a Serial Killer (John McNaughton, 1986)
- Vendetta (Brian Degas; Tudor Gates, 1966-1968)
- Untitled (autoral)
- Investigation of a Citizen Above Suspicion (Elio Petri, 1970)
- Twin Peaks: Fire Walk With Me (David Lynch, 1992)
- Charade (Stanley Donen, 1963)
Texto: Helen Araújo
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