últimos artigos

Leitura Coletiva: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

O Querido Clássico existe como perfil literário no Instagram desde o final do ano passado, quando o projeto, idealizado desde 2018, finalmente tomou corpo, ainda de forma tímida. Durante esse tempo, conversamos sobre alguns livros, semanalmente, lá no ig, e fizemos um encontro presencial para discutir O Morro dos Ventos Uivantes e o gótico presente na narrativa. No entanto, a ideia do Querido Clássico sempre foi expandir para outras plataformas e formatos. 

Embora um ig literário seja ótimo e nossa participação lá esteja sendo maravilhosa, especialmente no que tange à interação com os seguidores, a vontade de colocar em prática a ideia original foi se fortalecendo conforme percebíamos o interesse das pessoas em conversar sobre clássicos literários. Portanto, aqui estamos, inaugurando - finalmente - o nosso site, que será o repositório de nossas publicações e projetos, onde falaremos também sobre outros tipos de clássicos, como os de cinema, e também para informações mais detalhadas sobre as nossas leituras conjuntas. 

A primeira delas será sobre o livro que iniciou meu amor pelos clássicos: O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë. Trata-se de uma história gótica sobre obsessão, vingança e assombração - simplesmente perfeita.


A vontade de fazer um podcast para falar sobre literatura não é de hoje, mas a pandemia certamente nos fez repensar aquilo que nos faz bem e que desejamos cultivar. Uma dessas coisas é o contato com nossas amigas, a leitura de livros que nos fazem bem e, por que não, algo que una ambos. Assim, demos início ao podcast Querido Clássico. O projeto, que já existe na forma de ig literário desde o ano passado, vai ganhar mais uma cara nova com as leituras conjuntas, que serão mensais e virarão episódios no podcast.

Nesse primeiro mês de leitura conjunta, nós leremos O Morro dos Ventos Uivantes, não somente porque amamos esse livro, mas também porque julho é o mês de aniversário da Emily Brontë, a autora (e rainha gótica 🖤).

Nossa leitura vai estender-se durante o mês de julho e no dia 30/07 o podcast será lançado. Quem quer visitar o fantasma da Cathy na charneca do norte da Inglaterra com a gente?

Leitura Conjunta


O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë
Até o dia 29/07
Podcast debatendo a obra no dia 30/07
Nos acompanhe no ig para ver updates da leitura

Mia Sodré
Mestranda em Estudos Literários pela UFRGS, pesquisando O Morro dos Ventos Uivantes e a recepção dos clássicos da Antiguidade. Escritora, jornalista, editora e analista literária, quando não está lendo escreve sobre clássicos e sobre mulheres na história. Vive em Porto Alegre e faz amizade com todo animal que encontra.

Comentários

Formulário para página de Contato (não remover)